Sexta, 26 de Dezembro de 2025
22°C 34°C
Dourados, MS
Publicidade

Franklin destaca mais 200 moradias para indígenas de Dourados

Vereador do PT reforçou o compromisso do Governo Federal em ampliar as políticas públicas voltadas às populações historicamente negligenciadas

24/09/2025 às 08h42
Por: Redação Fonte: Câmara de Dourados - MS
Compartilhe:
Vereador Franklin Schmalz em sessão da Câmara de Dourados nesta segunda-feira (Foto: F. Grott/CMD)
Vereador Franklin Schmalz em sessão da Câmara de Dourados nesta segunda-feira (Foto: F. Grott/CMD)

O vereador Franklin Schmalz (PT) destacou, na sessão Ordinária da última segunda-feira (22) da Câmara Municipal de Dourados, ações do Governo Federal para garantir dignidade e melhores condições de vida à população indígena de Mato Grosso do Sul. Através do programa Minha Casa, Minha Vida, estão garantidas mais 200 novas unidades habitacionais, sendo 100 casas para a Aldeia Bororó e outras 100 para a Aldeia Jaguapiru.

Essas novas unidades se juntam às mais de 300 que já estão em andamento e foram lançadas em março deste ano. Na Aldeia Bororó, 150 casas estão em fase final de acabamento, que somadas às novas unidades totalizam 250 moradias destinadas à comunidade. Na Aldeia Jaguapiru, o mesmo número será alcançado com a construção das 100 novas residências, também garantidas pelo programa habitacional do Governo Federal.

Serão realizadas reuniões para inscrições e cadastros nesta próxima quarta-feira (24), das 07h às 11h na Renovação Guateka (Aldeia Jaguapiru) e das 13h às 17h no NAN (Aldeia Bororó).

Segundo Franklin, o investimento reafirma o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em retomar e ampliar as políticas públicas voltadas às populações historicamente negligenciadas. “Durante o governo anterior, as comunidades indígenas foram abandonadas. Agora, com o presidente Lula, as políticas públicas voltaram. São mais 200 casas que vão transformar a vida de centenas de famílias da Bororó e da Jaguapiru. É o governo federal investindo em dignidade, inclusão e respeito aos povos originários”, destacou.

O parlamentar e líder do PT na Câmara destacou que há outras demandas das comunidades — como, por exemplo, a da Aldeia Panambizinho — que também precisam ser contempladas. Ele deve encaminhar a solicitação ao Ministério dos Povos Indígenas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários